Acerca de mim

Visita ao Museu Regional Rainha Dona Leonor - Beja

Visita ao Museu Regional Rainha Dona Leonor - Beja



No dia 27 de Outubro de 2010, realizamos uma visita de estudo ao Museu Regional Dona Leonor em Beja, acompanhados pela professora Fátima Santos e guiados pelo Dr. Leonel Borrela. Esta visita foi realizada com os objectivos de identificar as características do Renascimento em diferentes formas de expressão artística, fomentar a sensibilidade estética e gosto pela arte e contactar com o património cultural da nossa região de Beja.
O Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição, era este o nome onde hoje se situa o actual Museu Regional Rainha D. Leonor, foi fundado na segunda metade do século XV pelos Infantes D. Fernando, primeiro duque de Beja, e sua mulher, D. Beatriz, pais da rainha D. Leonor e do futuro rei D. Manuel I. Construído a partir de um pequeno retiro de freiras contíguo ao palácio dos Infantes, o Convento de Conceição pertencia à ordem de Santa Clara e encontrava-se sob jurisdição franciscana.
Á entrada esta uma Igreja, de uma só nave, de talha dourada dos séculos XVII e XVIII. Do lado direito tem dois altares, a quadra de  S. João Baptista na qual as paredes se encontram ornamentadas por azulejos portugueses do século XVII, a quadra do Rosário cujas paredes se encontra revestidas até meia altura por azulejos portugueses do séc. XVII, a Sala do Capítulo que apresenta uma abóbada de aresta totalmente revestida a pintura a têmpera do séc. XVIII, o antigo passadiço (reconstruído a partir de uma parte original), que ligava o Convento ao Palácio dos fundadores e ainda quadros do Renascimento e Barroco.
A nossa visita baseou-se em ver alguns capitéis romanos, na arquitectura e decoração da igreja e nas pinturas que o museu apresentava.
Para concluir, penso que foi uma visita interessante, no qual aprendemos sobre duas artes, o Renascimento e o Barroco.